ACF utiliza tecnologia para controle de treinamentos

Com a necessidade de um melhor controle, há aproximadamente 45 dias a ACF através do preparador físico Fabiano Silva, passou a utilizar um equipamento de análise termográfica, o Flir C2.

O equipamento consiste em uma câmera térmica que no clube é utilizado para detectar em graus, o calor corporal pré e pós treinamentos. Com o auxílio desta tecnologia o clube está conseguindo verificar o desgaste de cada atleta, podendo desta forma retirar o atleta da atividade para prevenir lesões, ou então poder utilizá-lo com mais intensidade. O equipamento além de ser um aliado a preparação física e ao treinador, também é de suma importância para o departamento médico do clube, pois é possível verificar a evolução ou redução do desgaste do atleta.

Segundo o professor João Carlos Bouzas Marins (doutor na Universidade Federal de Viçosa – UFVA), que é um dos maiores estudiosos da termografia no país, a termografia não indica que tipo de lesão acontece, no entanto pelas diferenças de temperaturas contralaterais ela indica se existe uma área com hiper ou hipotermia, o que auxilia na identificação do problema”.
O preparador físico da ACF Fabiano Silva após a utilização do equipamento relata, \” o Flir C2 está contribuindo e contribuirá muito para a condução dos trabalhos frente a equipe de Concórdia, como forma de controles de treinamentos para a reta final das competições deste ano e também para os anos futuros, nos quais poderemos este controle minucioso desde os primeiros dias após a apresentação da equipe para novas temporadas.\”  

Foto: Ricardo Artifon/ACF

Rolar para cima